segunda-feira, 18 de abril de 2011

UNIVERSIDADE

Dentro da definição moderna, as primeiras universidades surgiram na Europa medieval, durante o renascimento do Século XII.

Numa definição mais abrangente, a Academia, fundada em 387 a.C. pelo filósofo grego Platão no bosque de Academos próximo a Atenas, pode ser entendida como a primeira universidade. Nela os estudantes aprendiam filosofia, matemática e ginástica. Não constituía, entretanto, realmente uma universidade, porquanto cada pensador fundava uma escola para repassar seus conhecimentos, não para debatê-los. As primeiras universidades da Europa foram fundadas na Itália e na França para o estudo de direito, medicina e teologia. Antes disso, instituições semelhantes existiam no mundo islâmico, sendo a mais famosa a do Cairo. Na Ásia, a instituição de ensino superior mais importante era a de Nalanda, em Bihar, Índia, onde viveu no século II o filósofo budista Nagarjuna.

Na Europa rapazes encaminhavam-se à universidade após completar o estudo do trivium: as artes preparatórias da gramática, retórica e lógica ou dialética; e do quadrivium: aritmética, geometria, música e astronomia.

A Universidade portuguesa mais antiga é a Universidade de Coimbra, fundada inicialmente em Lisboa em 1290, sendo uma das 10 mais antigas da Europa em funcionamento contínuo.

Pensar em UNIVERSIDADE, lembra In varietate concordia: "Unidos na diversidade" (Lema da União Européia).

Universidade é palavra que tem origem latina “Universitas” que significa conjunto ou totalidade. E quando estamos na graduação passamos por isso?

Senti a prisão da "ALEGORIA DA CAVERNA" durante a graduação de medicina, pois só estudava o mecanicismo das ciências médicas. Senti falta de estudar outros assuntos... Queria também ciências humanas... Queria poesia... Queria todas as formas de ARTE!!! Queria estudar música... Queria...

Será que temos, no Brasil, UNIVERSIDADES ou faculdades?!

Amo de coração, a minha segunda casa, a UFRJ, onde me graduei. Defendo a sua bandeira.
O que critíco é a educação médica tecnicista ampliada e cultural de nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário